SOUNDSYSTEM



ARTE SONORA 2011

Comemoração

Nos 15 anos do projeto SoundSystem convidamos quatro artistas, com especial interesse pelo som na arte, para compartilhar experiências durante o workshop que desenvolvemos no Parque Lage desde 2009.

Essa edição marca, também, o início da RádioEXST. Transmitiremos os encontros com os convidados via streaming e posteriormente disponibilizaremos em Podcasts e vídeos.

Programação

Rodolfo Caesar (04/06)
Mary Fê (11/06)
Vivian Caccuri (18/06)
Cildo Meireles (02/07)

Além dos convidados apresentaremos o projeto SoundSystem no dia 25/06.

As transmissões acontecem a partir das 11h da manhã na RádioEXST.

Esse material irá compor um documento sobre a Arte Sonora no Brasil.


Sobre o workshop

Nessa prática artística coletiva desenvolvida na forma de workshop, propomos um ponto de encontro para trocas de experiências e informações. Através de um curso prático e teórico, em um ambiente imersivo e multimídia, buscamos o desenvolvimento dos trabalhos dos participantes.

Durante os encontros, discutimos: Arte Sonora, Som & Imagem, Arte e Música no Brasil, Música Eletrônica e os trabalhos e interesses dos participantes.


Serviço

ARTE SONORA na EAV Parque Lage

AULA INAUGURAL
Sábado, 21 de maio às 11h

DURAÇÃO
21 de Maio até 02 de Julho 2011
Sábados, das 11h às 14h

INFO
21 3257 1800
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414 Rio de Janeiro
eavparquelage.rj.gov.br


Links

Evento no Facebook

Grupo ARTE SONORA no Facebook

Link para o RELEASE em PDF

Happening ARTE SONORA | EAV Parque Lage | 2009




HÛM (Rãmi)

Instalação sonora composta pela imagem virtual de caixas acústicas montadas sobre estrutura de madeira, contendo sistema elétrico e alto-falantes internos que emitem o áudio proveniente do Hum; uma freqüência grave, invasiva, persistente e não audível a todas as pessoas.

Por definição Hum ou (Rãmi) é um ruído ou zumbido de baixa freqüência (50 ou 60 Hz) proveniente do não aterramento ou interferências da rede elétrica, mas se refere também a uma série de fenômenos que ocorrem em todo o planeta onde todas as origens convencionais (proximidade com indústrias, tráfego pesado, etc..) foram descartadas.

Fala sobre a potência e ruído nos vários significados que esses termos podem assumir.

Ficha Técnica
HÛM (Rãmi) | fotografias, estrutura em madeira, amplificador, circuito elétrico e alto falantes | 225x125x20 cm | 2002-08




Heartbeat

Uma sala é ocupada por duas grandes caixas acústicas que emitem a trilha composta a partir o ritmo cardíaco de cada um dos artistas.

As caixas estão diametralmente opostas no espaço, e o vazio entre elas é o convite para que a audiência participe “fisicamente” dessa conversa entre corações.

“Não é possível se isentar diante das ondas de grave.” SoundSystem


Ficha Técnica
Heartbeat
trilha sonora em loop 28’, caixas acústicas, cabos, sistema de som e presentes | dimensões variadas | 2006-07 Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro




Para John Cage e Malevich

05 fotos 50x70cm cada




PA

Ao simular um PA*, através de quatro grandes fotografias contendo a imagem de caixas acústicas desenhadas virtualmente, os artistas convidam o participante a experimentar uma situação de latência/potência que o induz a percepção sonora dele próprio e do espaço ao seu redor.

“Trata-se de uma instalação sonora sobre ecologia acústica que dispensa o áudio, mas não a potência imagética do som”. SoundSystem

*PA (do ing. Public Adressed) - conjunto de caixas acústicas voltadas para o público nos shows e concerto de música.

Ficha Técnica
PA | 4 fotografias medindo 200x300cm cada, participantes e espaço | 2006-07 Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro